Na hora de escolher sensores de temperatura, deve-se levar em consideração fatores fundamentais, como  tamanho, estabilidade, configuração de fiação e custo. Termopar ou termorresistência? Veja a seguir suas principais diferenças e como tirar o melhor proveito de cada um!

Termopar ou termorresistência? 

Para ser classificado como um sensor, o equipamento precisa transformar as variações de temperatura em sinal elétrico, que será observado e interpretado por um profissional. Esta leitura permitirá avaliar o estado de um equipamento e se ele está funcionando adequadamente.

Por serem projetados de formas diversas e propriedades específicas, Termopar ou termorresistência são extremamente úteis e necessários quando se trata de medir a temperatura, durante vários processos físicos ou químicos, além de fornecerem precisão e estabilidade necessárias.

A medição de temperatura é indispensável em dezenas de aplicações, tais como controle de edifícios, processamento de alimentos e fabricação de aço e petroquímicos. Esses processos exigem sensores com atributos de temperatura de construção física diferente, e às vezes, tecnologia diversa.

Principais diferenças entre os sensores

Ambos os dispositivos são largamente aplicados na indústria, e possuem diferenças significativas. Há muitos pontos que nem sempre são óbvios na hora de escolher. Tudo depende da aplicação e do ambiente do processo.

Comparando o desempenho entre os instrumentos de medição, podemos concluir:

1. Termopar - pode ser usado em ampla faixa de temperaturas. Tem importante papel na indústria e é resistente a choques e vibrações. Outras características são as seguintes:

  • fácil de usar, alcança temperaturas acima de 1400 a 1800ºC
  • leva mais tempo para atingir a temperatura reduzida de equilíbrio
  • necessita de calibração e ajustes frequentes para uma boa leitura
  • geralmente menos caros. Mas por conta dos ajustes, podem aumentar os custos, ao longo do tempo de prazo
  • utilizados em termômetros de hospitais, testes de motores para veículos e aparelhos a gás, como aquecedores de água, caldeiras e fornos.


2. Termorresistência -  Instrumentos de excelente precisão, sensibilidade e imune a ruído eletrônico, são amplamente empregados em todos os processos industriais, exceto os de temperaturas mais altas. Suas qualidades básicas são:

  • limitado a temperaturas de até 400-500º C
  • alta precisão
  • reação rápido às mudanças de temperaturas
  • leituras estáveis por períodos mais longos
  • usados em produção têxtil, microeletrônica, processamento de comidas, plásticos e mediação de ar, gases e líquidos

Onde encontrar esses sensores de temperatura:

Se você precisar de sensores de temperatura, seja termopar ou termorresistência, vá direto em quem pode proporcionar um produto de qualidade, alto desempenho e preço justo.

Fale com a Salcas Indústria e Comércio Ltda, a empresa que fabrica dispositivos na área de termometria e atende os mais diversos setores como petroquímica, siderúrgico, automobilístico, alimentício, pesquisa, cerâmico, eletroeletrônicos entre outros.

Portanto, se você precisa fazer um orçamento de Termopares ou Termoresistências, acesse nosso site ou envie um e-mail para contato@salcas.com.br. Caso precise fazer uma calibração de termopares? Entre em contato conosco, ou acesse o site de nosso laboratório www.labsalcas.com.br

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS TERMOPARES E TERMORRESISTÊNCIAS:

Ligue para (11) 3977.7838, através de nosso email ou através de nosso site www.salcas.com.br.

O texto acima "Termopares ou Termoresistências" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.