Na hora de escolher sensores de temperatura, deve-se levar em consideração fatores fundamentais, como tamanho, estabilidade, configuração de fiação e custo. Termopar ou termorresistência? Veja a seguir suas principais diferenças e como tirar o melhor proveito de cada um!
Termopar ou termorresistência?
Para ser classificado como um sensor, o equipamento precisa transformar as variações de temperatura em sinal elétrico, que será observado e interpretado por um profissional. Esta leitura permitirá avaliar o estado de um equipamento e se ele está funcionando adequadamente.
Por serem projetados de formas diversas e propriedades específicas, Termopar ou termorresistência são extremamente úteis e necessários quando se trata de medir a temperatura, durante vários processos físicos ou químicos, além de fornecerem precisão e estabilidade necessárias.
A medição de temperatura é indispensável em dezenas de aplicações, tais como controle de edifícios, processamento de alimentos e fabricação de aço e petroquímicos. Esses processos exigem sensores com atributos de temperatura de construção física diferente, e às vezes, tecnologia diversa.
Principais diferenças entre os sensores
Ambos os dispositivos são largamente aplicados na indústria, e possuem diferenças significativas. Há muitos pontos que nem sempre são óbvios na hora de escolher. Tudo depende da aplicação e do ambiente do processo.
Comparando o desempenho entre os instrumentos de medição, podemos concluir:
1. Termopar - pode ser usado em ampla faixa de temperaturas. Tem importante papel na indústria e é resistente a choques e vibrações. Outras características são as seguintes:
- fácil de usar, alcança temperaturas acima de 1400 a 1800ºC
- leva mais tempo para atingir a temperatura reduzida de equilíbrio
- necessita de calibração e ajustes frequentes para uma boa leitura
- geralmente menos caros. Mas por conta dos ajustes, podem aumentar os custos, ao longo do tempo de prazo
- utilizados em termômetros de hospitais, testes de motores para veículos e aparelhos a gás, como aquecedores de água, caldeiras e fornos.
2. Termorresistência - Instrumentos de excelente precisão, sensibilidade e imune a ruído eletrônico, são amplamente empregados em todos os processos industriais, exceto os de temperaturas mais altas. Suas qualidades básicas são:
- limitado a temperaturas de até 400-500º C
- alta precisão
- reação rápido às mudanças de temperaturas
- leituras estáveis por períodos mais longos
- usados em produção têxtil, microeletrônica, processamento de comidas, plásticos e mediação de ar, gases e líquidos
Onde encontrar esses sensores de temperatura:
Se você precisar de sensores de temperatura, seja termopar ou termorresistência, vá direto em quem pode proporcionar um produto de qualidade, alto desempenho e preço justo.
Fale com a Salcas Indústria e Comércio Ltda, a empresa que fabrica dispositivos na área de termometria e atende os mais diversos setores como petroquímica, siderúrgico, automobilístico, alimentício, pesquisa, cerâmico, eletroeletrônicos entre outros.