Os manômetros tipo Bourdon são Manômetros cujo funcionamento é baseado no Tubo de Bourdon, invenção de Eugene Bourdon, patenteada em 1849 na França. Bourdon fundou a Bourdon Sedeme Company para fabricar a sua invenção que é, até os dias atuais, um dos instrumentos mais utilizados em todo o mundo para a medição de pressão.
Esquema de um tubo de Bourdon.
Este conjunto é ligado a um tubo recurvado, fechado em uma extremidade e aberto em outra, que faz comunicação com a entrada de pressão.
Aplicando-se pressão na entrada do manômetro, o tubo tende a endireitar-se, articulando-se as alavancas com a engrenagem, transmitindo movimento para o indicador e registrando a pressão sobre a escala.
Existem dois tipos de pressão:
- Pressão absoluta, que é a soma da pressão manométrica com a pressão atmosférica.
- Pressão relativa, que é a pressão indicada nos manômetros, isenta da pressão atmosférica. Geralmente utilizada nas escalas dos manômetros, pois através dela as conversões de energia fornecem seus trabalhos.
Detalhes da construção interna de um Manômetro de Tubo de Burdon
Faixa de medição do Manômetro Tipo Bourdon
O manômetro de Bourdon pode ser usado numa grande faixa de pressões bem como para medir diversos tipos de correntes.
Vantagens e Desvantagens do Manômetro Tipo Bourdon
O manômetro de Bourdon tem como principais vantagens o seu baixo custo e elevada longevidade o que seja um instrumento muito utilizado na indústria. Os manômetros em espiral e em hélice permitem, relativamente aos manômetros com o tubo em C, uma maior amplitude de movimentos permitindo também uma maior rapidez de resposta.
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