Sensores flexíveis de temperatura fabricados pela Salcas são utilizados em processos industriais: extrusoras, borrachas, estufas, câmaras frigoríficas, embalagens e principalmente em indústrias de plástico.
Como o próprio nome já acentua, a principal característica dos Sensores flexíveis de temperatura é a flexibilidade e a adaptação da montagem em vários processos industriais como: extrusoras, borrachas, estufas, câmaras frigoríficas, embalagens, principalmente indústrias de plásticos entre outros.
Construídos a partir de cabos de extensão Termopares dos Tipos: K, J, E, T, Bulbos de Resistência Tipo PT-100 ou em montagens especiais com Termopar Mineral. Sua isolação em montagens com cabos de extensão dependerá da faixa de utilização no processo, para com isso, determinar a isolação adequada. Normalmente na montagem padrão, sua faixa de operação pode ser de -25ºC a +200ºC com uma adequada isolação interna e externa dos cabos.
A montagem com bulbos de resistência são feitas em tubos flexíveis preenchidos com óxido de magnésio para dar maior resistência mecânica ao sensor, e melhor flexibilidade. Sua interligação ao sensor chamado de rabicho, normalmente é feita com fios isolados em Teflon, apresentando com isso uma faixa que pode ser de -100ºC a +260ºC, entretanto, pode-se efetuar outros tipos de montagem com cabos de cobre, níquel ou com isolação mineral.
Estes casos são considerados especiais e devem ser previamente consultados. Montagens com Termopares Minerais do Tipo K, J, E, T, também são consideradas "especiais", porém, é necessário efetuar uma consulta para viabilização do projeto.
A Salcas é fabricante de sensores flexíveis de temperatura desde 1988. Veja abaixo alguns modelos de sensores flexíveis de temperatura.